Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oportunidades

Brasil e Israel compartilham avanços nas pesquisas sobre câncer

Redação Bonde / Fapesp
12 nov 2014 às 16:09

Compartilhar notícia

Workshop reuniu pesquisadores de São Paulo e do Weizmann Institute of Science, como Rony Seger, em torno de oportunidades de cooperação - Reprodução / Fapesp
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vem do Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais recentes descobertas no controle do desenvolvimento do câncer: a de que os tumores crescem de forma mais acelerada à noite, o que poderia levar a uma nova sistemática na administração de medicamentos.

Essa e outras frentes de pesquisas, conduzidas na cidade israelense de Rehovot e no Estado de São Paulo, foram apresentadas em workshop realizado com o apoio da FAPESP nos dias 29 e 30 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na capital paulista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo do evento foi promover iniciativas de colaboração em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito de acordo de cooperação firmado entre a FAPESP e o Weizmann Institute of Science em setembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


"Trouxemos ao Brasil alguns dos nossos trabalhos que podem oferecer importantes oportunidades de parceria para os pesquisadores brasileiros, mas também o Brasil nos interessa muito, com sua excelência em diversas áreas relacionadas às nossas pesquisas", disse Rony Seger, chefe do Departamento de Regulação Biológica e do Willner Family Center for Vascular Biology, à Agência FAPESP.

Publicidade


Entre as pesquisas realizadas no instituto israelense apresentadas no workshop, esteve a que levou à descoberta sobre o crescimento dos tumores durante o sono, coordenadas por Yosef Yarden, também do Departamento de Regulação Biológica.


Os pesquisadores examinaram dois receptores celulares: um responsável pelo crescimento das células, inclusive as cancerosas, e outro que se liga ao hormônio glicocorticoide, relacionado à energia do corpo durante o dia.

Publicidade


"Observamos que a atividade do receptor do fator de crescimento epidérmico [EGFR, na sigla em inglês] aumenta à noite, quando a produção de glicocorticoide é menor, e diminui durante o dia. Uma adequação dos horários de administração dos medicamentos poderia aumentar a eficiência do tratamento", disse Yarden.


Alguns tipos de cânceres usam os receptores de EGFR para se espalhar. Diante disso, os pesquisadores do grupo de Yarden administraram medicamentos que inibem esses receptores em camundongos com câncer, observando diferenças no comportamento das células durante o sono e os momentos em que os animais estavam acordados.

Mais informações clique aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo