Começa nesta segunda-feira (16) a nona edição da Campanha Nacional da Voz, realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV). Com o tema "Afine a sua saúde. Cuide da sua voz", a campanha promoverá ações de conscientização a serem veiculadas nos meios de comunicação e realizará atendimentos gratuitos em cerca de 240 postos cadastrados, em 20 estados e no Distrito Federal.
Dentre as causas de doenças no aparelho vocal, estão o uso inadequado e abusivo da voz e o fumo, que, segundo a ABLV, é o responsável por 97% dos casos de câncer da laringe. O otorrinolaringologista José Eduardo Pedroso, coordenador da campanha, listou os cuidados para a prevenção. "Os principais cuidados para ter uma saúde vocal são evitar o fumo, não forçar a voz, articular bem as palavras, ingerir bastante líquido em temperatura ambiente e evitar alimentos que causem azia e má digestão", em entrevista à Rádio Nacional.
As doenças mais recorrentes são o nódulo vocal – mais conhecido como calo –, o pólipo e o câncer de laringe. A ABLV adverte que o Brasil está entre os países que têm os maiores índices de incidência de câncer de laringe. De acordo com Pedroso, a cada ano são diagnosticados no país 8 mil novos casos, e cerca de 3 mil pessoas morrem em decorrência do câncer.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
"Recomendamos à pessoa ficar atenta determinados sintomas, principalmente: rouquidão por mais de 14 dias, perda de voz, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade na respiração", alerta o médico.
A campanha se estende até o dia 21 de abril. A lista dos postos de atendimento pode ser acessada no site da ABLV, www.ablv.com.br. Apenas Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí, Sergipe e Tocantins não são contemplados.