O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou na terça-feira (1º), em Curitiba, 1.150 cobertores e edredons à campanha Espalhe Calor, promovida pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). A doação foi entregue à secretária estadual da Família, Fernanda Richa, que estava acompanhada da presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski.
O objetivo é atender as vítimas das enchentes, além daquelas pessoas em situação de vulnerabilidade agora com a chegada do inverno. O material se junta às mais de mil peças de vestuário, como casacos, jaquetas, calças, luvas e cachecóis, arrecadadas pela secretaria através de doações dos servidores de diversas unidades próprias espalhadas pelo Estado.
Segundo Caputo Neto, toda a equipe da Secretaria da Saúde está mobilizada no apoio ao trabalho comunitário que está sendo desenvolvido nas regiões mais atingidas pelas chuvas. "Enviamos medicamentos e uma série de insumos para garantir a retaguarda de atendimento de saúde nesses municípios. E estamos indo além, também arrecadando donativos", afirmou.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
De acordo com a secretária Fernanda Richa, toda ajuda é bem vinda. "Estamos atuando em conjunto, unindo diversas áreas do governo para atender de forma imediata quem mais precisa", disse.
Solidariedade
A prioridade é atender a população dos municípios que sofreram com as enchentes ou têm os menores IDHs e registram baixas temperaturas. Até agora, 91 cidades já foram contempladas, o que representa mais de 150 mil peças de roupas distribuídas.
A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, explica que quem quiser doar cobertores, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, pode procurar as sedes da entidade em Curitiba (Rua Hermes Fontes, 315 – Batel ou Rua Sergipe, 1712 – Vila Guaíra) ou qualquer posto de coleta montado nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em todo o Estado.
"Outra opção para ajudar é adquirir um vale-cobertor, no valor de R$ 20, disponível nas agências do Banco do Brasil", informou Carlise. A meta é atender quase 100 mil famílias paranaenses, com a distribuição de 200 mil cobertores.