Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Campanha na Boca Maldita orienta mulheres sobre câncer

Redação Bonde
27 nov 2012 às 10:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma campanha de prevenção e orientação sobre o câncer de mama acontece nesta terça-feira (27) na Boca Maldita, no centro de Curitiba, na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama. Voluntários e profissionais da saúde estão tirando dúvidas e distribuindo cartilhas com informações sobre o tema.

A ação, que começou às 8h, é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) e a deputada federal Cida Borghetti, autora da lei que criou a data.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo é estimular mulheres com 50 anos ou mais a fazer a mamografia de rastreamento – o exame de raio X que detecta alterações nas mamas imperceptíveis ao toque ou ao exame visual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


"Nossa expectativa é que o evento tenha repercussão, senão igual, ao menos semelhante ao que houve no Outubro Rosa", diz Rosilei Antonievicz, coordenadora do programa da Secretaria Municipal da Saúde Mulher Curitibana para diagnóstico e atenção ao câncer de mama. Em outubro, mês dedicado à divulgação da importância do exame para a redução de óbitos pela doença, a procura cresceu 22% na rede municipal de saúde.

Publicidade


De 5.817 exames realizados em setembro, esse número saltou para 7.058 – apesar do crescimento, praticamente metade das 14 mil radiografias que a rede pública oferece todos os meses. Em dez meses foram feitas 53.551 mamografias. Na rede municipal de saúde, a exame é grátis e sem fila de espera. Basta procurar a unidade de saúde mais perto de casa (veja os endereços no site da Prefeitura) e pedir para agendar a radiografia.


Exame - As mulheres a partir de 50 anos concentram 59% do número de casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade feminina por neoplasias – daí a convocação desse segmento para o exame de rastreamento. Mulheres em outras faixas etárias também podem e devem fazer esse exame na rotina de acompanhamento clínico, desde que tenham casos na família.

A estimativa de incidência projetada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) da doença em Curitiba para 2012 é de 730 novos casos – uma taxa média de incidência de 67 casos novos por 100.000 mulheres. Em 2011 foram registrados 210 óbitos femininos por câncer de mama na cidade, correspondente a um coeficiente de mortalidade de 22,9 por 100.000 mulheres. O cálculo é do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo