Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Mundial de Conscientização

Casos de AIDS diminuem 68% no PR, mas contaminação do vírus HIV aumenta

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 nov 2018 às 14:29
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) apontam que o número de novos casos de AIDS diminuiu 68% entre 2010 e 2017, recuando de 1.626 para 1.107 ocorrências. O levantamento reforça a importância do diagnóstico precoce, o que possibilita o retardo do avanço da doença.

A baixa do desenvolvimento da AIDS na população paranaense se dá principalmente pelo avanço dos remédios, é o que explica a diretora médica do Frischmann Aisengart, laboratório da Dasa, Myrna Campagnoli. "A medicação faz com que o vírus permaneça inativo, ou pelo menos inerte, por mais tempo. Para isso, é imprescindível um diagnóstico precoce para início imediato do tratamento".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por outro lado, o mesmo levantamento mostra que, no mesmo período, a quantidade de infecção do vírus HIV tem aumentado. Em 2010, foram diagnosticados 692 casos, contra 2.609 em 2017. Até outubro deste ano, a secretaria registrou 1.525 novas ocorrências. Como os sintomas da infecção podem demorar até oito anos para aparecer, os exames de rotina são fundamentais para descobrir a infecção o quanto antes. "Atualmente, são disponibilizados exames rápidos que possibilitam diagnósticos precisos. É essencial que as pessoas ativas sexualmente realizem os exames pelo menos uma vez ao ano", ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A médica alerta que o aumento do número de infecção é preocupante principalmente entre os jovens de 15 a 19 anos. "Há alguns anos receber um diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Nos dias atuais, o avanço do tratamento possibilita que quem contrai o vírus possa ter uma vida saudável e a população mais jovem acaba subestimando a gravidade da doença e não se prevenindo", diz. Também de acordo com ela, o número de infectados na população idosa é outro dado preocupante por conta do tabu sobre a vida sexual na terceira idade, somente na última década o Ministério da Saúde registrou um aumento de 103% de pessoas com mais de 60 anos com HIV.



HIV e AIDS
O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo, e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue. Seus primeiros sintomas são febre persistente, calafrios, dor de cabeça e dor de garganta. Dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha que podem levar algum tempo para desaparecer.

A AIDS é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal. Ela acontece quando a pessoa infectada pelo HIV tem o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infecções oportunistas - como tuberculose, pneumocistose, toxoplasmose e Sarcoma de Kaposi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade