Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Distúrbio do sono

Cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem de insônia; veja como tratar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 fev 2018 às 16:05

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, apontam que no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com insônia, distúrbio que prejudica o adormecer ou impede a pessoa de permanecer dormindo. As causas são diversas, podendo ser desde problemas físicos, como artrite e insuficiência cardíaca, a psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade.

Para o tratamento, é necessário conhecer a causa; os medicamentos precisam ser receitados no início do tratamento para insones que tenham outras doenças e para pacientes com insônia aguda situacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os medicamentos reduzem o tempo de espera pelo sono, mas podem não apresentar efeitos duradouros no restante da noite, inclusive ocasionando uma superficialização e fragmentação do adormecer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Como todas as medicações, os remédios para a insônia podem causar danos, por isso é preciso ficar atento e jamais se automedicar.

Publicidade


"Certas medicações, quando usadas de maneira recreativa e em doses altas, podem induzir dependência, tolerância, necessidade de doses maiores para se obter o mesmo efeito, embotamento da atenção ou da memória. Como alguns são também relaxantes musculares ou depressores respiratórios, podem agravar quadros de síndrome da apneia do sono, por exemplo", explica o neurologista Nonato Rodrigues, secretário do Departamento Científico de Medicina do Sono da Academia Brasileira de Neurologia.


O tratamento mais eficaz para as diversas formas de insônia vem, há muito, sendo realizado pelas técnicas de Terapia Cognitivo-Comportamental a longo prazo.

Outro jeito caseiro de tratar a insônia é acabar com maus hábitos antes de dormir, como não utilizar aparelhos eletrônicos no quarto, manter uma rotina na hora do sono, com horários e local adequados para dormir, não fazer uso de bebidas cafeinadas ou álcool à noite e evitar o sedentarismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo