Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Drogas

Cientistas criam molécula para combater o vício

Redação Bonde
13 fev 2006 às 16:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma equipe científica internacional, liderada pela Universidade de Saskatchewan, descobriu um caminho no cérebro envolvido no vício em drogas, e um método para bloquear a ação desse caminho. Essas descobertas poderão sugerir uma estratégia única de tratamento para a maioria dos vícios. O trabalho aparece na edição de março do periódico Nature Medicine.

A equipe, encabeçada por Xia Zhang, do departamento de psiquiatria da Universidade, descobriu que uma enzima conhecida como PTEN age na parte do cérebro onde a maior parte das chamadas drogas de abuso exercem seus efeitos prazerosos, a área conhecida como VTA. "A maioria das drogas de abuso atua nos neurônios dessa área", diz Zhang, segundo nota divulgada pelos Institutos de Saúde do Canadá.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Zhang explica que as células cerebrais da VTA são sensíveis à serotonina, um hormônio associado ao aprendizado, sono e disposição. A equipe descobriu que a enzima PTEN age nesses receptores de serotonina, aumentando a atividade das células. Este é o mesmo processo de "recompensa" deflagrado pelo uso de drogas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque
Eficácia de 100%

Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science

Imagem de destaque
Harvard

Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital


A equipe de cientistas criou uma molécula para bloquear o contato entre a PTEN e os receptores de serotonina. Quando ratos foram tratados com esse bloqueador, o processo de recompensa desativou-se - incluindo o processo que induz a síndrome de abstinência.

Fonte: Estadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo