Muitos problemas de visão podem ser resolvidos por cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia a laser. O procedimento pode ser realizado por três diferentes técnicas: LASIK, PRK e LASEK. A escolha da técnica é decidida na consulta médica pré-operatória, após a realização dos exames necessários. "Em qualquer dos procedimentos, o limite máximo de grau a ser corrigido dependerá da espessura e curvatura corneana. Em geral, podemos corrigir até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 5 graus de astigmatismo", avalia o oftalmologista Marco Canto, da Clínica Canto.
De acordo com o médico, a cirurgia é rápida, o paciente não permanece mais do que 20 minutos no centro cirúrgico. "São utilizados colírios anestésicos e o paciente pode sentir uma pressão durante o procedimento, mas sem nenhuma dor", comenta.
Após a cirurgia, os olhos podem ficar sensíveis à luz por poucos dias, irritados ou pode ocorrer lacrimejamento. Também é comum a sensação de olho seco e um leve ardor. "Para aliviar esses sintomas é prescrito um colírio e, conforme a técnica utilizada, também poderá ser necessário anti-inflamatórios ou analgésicos por alguns dias", explica Canto.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Atividades no dia seguinte à cirurgia
Segundo o oftalmologista, cerca de 98% dos pacientes sentem-se aptos a exercer atividades normais no dia seguinte à cirurgia. "Muitos deles já percebem uma melhora significativa na visão algumas horas depois da cirurgia", observa.
Embora seja possível assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia, e praticar atividades físicas como academia, no dia seguinte, é necessário tomar alguns cuidados. "Os três dias que sucedem a cirurgia são os que necessitam de mais atenção. O paciente deve evitar o contato com os olhos, como esfregá-los, para impedir eventuais traumatismos. Atividades esportivas como futebol e o uso de piscina devem ser evitados por um mês após a cirurgia", salienta.
Entretanto, nem todas as pessoas podem realizar este tipo de cirurgia. "Quem tem doenças oculares, principalmente as que atingem a córnea, como o ceratocone, não pode se submeter ao procedimento", ressalta o oftalmologista. Também é necessário ter idade superior a 18 anos e estabilidade no grau do óculos ou lentes de contato.