Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Litotripsia

Cirurgia inédita no Paraná cuida de lesões vasculares com ondas de choque

Micaela Orikasa - Grupo Folha
05 jul 2022 às 11:16
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aos 69 anos, James Jorge Chaek vivenciou situações inesperadas nas últimas semanas, protagonizando um momento importante para a medicina, especialmente na área de cardiologia. Ele foi o primeiro paciente a ser submetido a uma cirurgia em Londrina, que se utiliza de uma tecnologia inovadora chamada litotripsia. 


A intervenção já foi realizada em São Paulo, mas é a primeira no Paraná. Através de um ultrassom que emite ondas de choque, os médicos conseguem desobstruir artérias, "quebrando" as placas de cálcio que se acumulam nelas, permitindo assim a preparação para o implante de stent (prótese utilizada para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quase duas semanas após a cirurgia, Chaek se diz agradecido e em ótimas condições de saúde. “Quero voltar logo na consulta para perguntar quando eu posso voltar a fazer meus exercícios. Sou um apaixonado por futebol. Estou animado, me sentindo muito bem. A cirurgia foi bem tranquila e sem dor”, conta. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


Em Londrina, foram dois pacientes submetidos ao procedimento no mês de junho, no Hospital Araucária (zona sul). Segundo o médico cardiologista e hemodinamicista, Edmilson Yano Ishii, ambos procedimentos ocorreram muito bem, dentro do esperado. Ele comandou a cirurgia juntamente com o também cardiologista e hemodinamicista, Douglas de Santos Grion.


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade