Em nome da concorrência, as empresas cobram eficiência, criatividade e redução de custos, e essa pressão acaba deixando os funcionários estressados. Sobrecarregados, muitas vezes os trabalhadores não sabem o que fazer para atingir todas as metas ou resultados exigidos, e acabam ficando doentes.
De acordo com a reportagem do Paraná TV, estudos mostram que de 10% a 25% dos pacientes que procuram um clínico geral apresentam algum sintoma de depressão ou de estresse, para os especialistas, doenças ligadas a questões profissionais.
Cristiane Cruciol, doutora em psicologia do trabalho, dá dicas para evitar o estresse profissional. Uma delas é evitar envolver-se em competições constantes no ambiente de trabalho, outras são deixar de lado situações que você não se sinta bem, não brigar com o tempo, passar mais tempo com a família e os amigos, valorizar as horas de folga, valorizar os relacionamentos que lhe fazem bem, cuidar da saúde, procurar relaxar fora do trabalho, procurar dormir bem e praticar algum exercícios físicos regularmente.