A doação feita na coleta solidária das missas de Corpus Christi, 04 de junho, de Londrina e região será destinada à Santa Casa de Londrina. A escolha do Hospital como beneficiado da coleta solidária foi uma decisão conjunta do arcebispo dom Orlando Brandes e padres de paróquias locais. A arquidiocese de Londrina reúne 75 paróquias em Londrina e cidades da região.
O valor doado será investido na compra de lençóis para os 192 leitos da Santa Casa. Referência em atendimentos de alta complexidade, a Santa Casa realiza, em média, 4.180 atendimentos/mês, entre urgência e emergência, internações e cirurgias.
O ideal para atender essa demanda seriam 1.536 lençóis e 768 fronhas. O gerente de Apoio da Santa Casa, Carlos Alberto de Oliveira, explica que o número considera 4 kits por leito – um na cama, o segundo lavando e outros dois disponíveis para uso. "Isso para uma troca diária. Mas em muitos casos, trocamos até quatro vezes a roupa de cama no mesmo dia", ressalta.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Um kit – dois lençóis e uma fronha – usado em cada troca de roupa de cama, custa R$ 37,00 para o Hospital que compra em grande quantidade e direto da fábrica. Um montante de R$ 28.416,00 para comprar o enxoval de cama completo. Carlos Oliveira afirma que, devido ao processo de higienização, o enxoval de um hospital precisa ser completamente reposto a cada 4 meses.
O lençol usado pelo Hospital é maior que o solteiro normal e tem 2,60 por 1,60m para que não se solte do colchão. O tecido é o percal branco, 180 fios.