A Prefeitura de Londrina vai realizar ação emergencial de combate à dengue em toda a cidade a partir desta quarta-feira (30). O objetivo é controlar e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e diminuir o índice de infestação que, de acordo com o último levantamento, ficou em 6,3%.
Para isso, os agentes municipais de endemias em conjunto com os agentes comunitários de saúde (ACS) e os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) vão inspecionar os imóveis de todas as regiões de Londrina e solicitar à população que elimine os objetos sem uso que podem acumular água das chuvas.
Os moradores poderão descartar objetos como pneus velhos, recicláveis e equipamentos da linha branca como, por exemplo, geladeiras e fogões. De acordo com a gerente de vigilância ambiental, Mirna Germiniano, os funcionários da Secretária Municipal de Saúde avisarão os cidadãos um dia antes da ação acontecer no bairro. Assim, a população deverá colocar nas calçadas de suas casas tudo aquilo que deseja eliminar, pois a CMTU passará recolhendo os materiais e contará com o apoio das cooperativas de reciclagem locais.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Nesta quarta-feira (30) e sexta-feira (2), os trabalhos serão realizados na Vila Marízia e no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa.
Em comparação com o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do município, o índice baixou de 7, 4% para 6,3%, mas ainda é preciso intensificar os trabalhos. "O índice ainda está alto e o fato dele ter baixado não nos tranquiliza, porque o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Temos um alto risco para epidemia, por isso estamos trabalhando intensamente para diminuí-lo e contamos com a colaboração da população", afirmou a gerente de vigilância ambiental da Prefeitura.