Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Finados

Combate à dengue deve ser reforçado nos cemitérios

Agência Estadual de Notícias
01 nov 2012 às 15:14

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os milhares de paranaenses vão visitar os cemitérios motivados pelo dia de Finados nesta sexta-feira (2) precisam estar atentos ao combate à dengue. O alerta é da Secretaria da Saúde, que lembra que os cemitérios são locais de alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Isso porque os cemitérios são locais que ficam expostos ao acúmulo de água da chuva.

"O combate a dengue é um exercício de cidadania, que deve ser praticado o ano inteiro. Se cada cidadão fizer a sua parte, evitando que objetos se tornem criadouros, o mosquito não terá onde colocar seus ovos o que evitará a sua proliferação", alerta o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A preocupação, lembra, não é apenas com os vasos de flores. "Utensílios como pratos, suporte para velas, copos plásticos, garrafas pet e sacolas também merecem atenção e devem ser colocados em local adequado. As embalagens de materiais de limpeza e de manutenção que forem utilizados também devem ser eliminados", exemplifica Paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


A Secretaria da Saúde também alerta as administrações dos cemitérios para que façam a destinação responsável de latas de tinta vazias e outros objetos que por ventura possam reter água.

Publicidade


DOCUMENTO – O secretário Michele Caputo Neto encaminhou nesta semana um ofício aos prefeitos ressaltando a importância da manutenção dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde no momento de transição da gestão dos municípios.


"Interromper este trabalho pode comprometer as ações de prevenção, aumentando o risco de uma epidemia de dengue", enfatizou. Ele também pediu ao Ministério Público Estadual para que acompanhe a questão.

Publicidade


DADOS – Desde agosto deste ano (novo período epidemiológico da dengue) o Estado do Paraná já registrou 1.514 casos notificados da doença, sendo que 62 foram confirmados. 113 municípios paranaenses têm notificações no período e 17 têm confirmações.


No período anterior (agosto de 2011 a julho de 2012) foram confirmados 2.678 casos de dengue e uma pessoa morreu em decorrência da doença. Mais informações estão disponíveis no Informe nº 4 – divulgado no site www.combateadengue.pr.gov.br.

Entre os dias 19 e 25 de novembro, municípios, regionais de saúde e sociedade civil vão promover a Semana de Combate à Dengue. Durante o período, órgãos públicos e sociedade civil deverão mobilizar a população com o mote "Não crie mosquito em casa! Deixe o agente entrar e mantenha a sua casa livre da dengue", incentivando-a a receber as orientações do agente de endemias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo