Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Conheça os exames mais eficazes para o diagnóstico preciso da endometriose

17 set 2019 às 14:11
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – a cavidade interna que reveste o útero – fora da cavidade uterina. Isso significa que o tecido passa a ocupar outros órgãos do sistema reprodutivo feminino e também do sistema urinário, como os ovários, as trompas e a bexiga.

De acordo com a médica ultrassonografista da Ômega Diagnósticos, Gislaine Sella Gorla, "Uma mulher que apresenta o quadro de endometriose não vai ter a descamação do endométrio – que ocorre na menstruação – e sim um deslocamento do tecido para os órgãos vizinhos", explica. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva no mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A doença pode ser identificada por meio de alguns sintomas, sendo os principais: presença de cólica menstrual intensa, dor na relação sexual e dificuldade para engravidar. "De todos esses, é importante ficar atento à constância da cólica, porque é o principal sinal da existência do deslocamento do endométrio", aponta Gislaine.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Apesar dos sintomas citados, a médica ressalta que existem pacientes assintomáticas, ou seja, que não apresentam sinais. Nesse caso, Gislaine salienta a importância do acompanhamento frequente com um especialista: "Como algumas mulheres podem não apresentar sintomas, é importante procurar um médico ginecologista desde a primeira menstruação".

Publicidade


No mercado atual, existem dois exames especializados para o diagnóstico da endometriose: o ultrassom com preparo intestinal e a ressonância magnética com preparo intestinal. Ambos são ofertados pela Ômega Diagnósticos em Londrina. Assista ao vídeo para saber mais:


Publicidade


Para a ultrassonografia, a paciente precisa realizar um preparo intestinal com o uso de laxantes via oral e a adoção de uma dieta no dia anterior ao exame.


A ressonância magnética com preparo intestinal complementa os resultados da ultrassonografia. Gislaine aponta que "o pedido dos dois exames fica a critério do médico que está acompanhando a paciente, mas existe sim uma relação complementar entre eles. Durante o procedimento, realizamos a pesquisa de onde estão localizados os focos da endometriose", finaliza.



Serviço:
Ômega Diagnósticos
Av. Bandeirantes, 809, Jardim Londrinar – Londrina/PR
Agendamentos: (43) 3374-0000 ou (43) 9 9165-1374
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/omegadiagnosticoslondrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade