Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Conheça os exames para identificar e prevenir doenças cardiovasculares

Caroline Knup*
02 mar 2020 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As doenças cardiovasculares, são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) informa que mais de 30% de todos os óbitos registrados no País se devem a essas doenças.

De acordo com Afonso Akio Shiozaki, médico cardiologista da Clínica Ômega Diagnósticos, de Londrina, as doenças cardiovasculares mais comuns entre os brasileiros são a hipertensão e a aterosclerose. O especialista aponta que, tanto para as enfermidades mais comuns quanto para as mais raras, existem fatores genéticos e ambientais que podem representar maior risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O fator genético de risco para a doença aterosclerótica coronária, pode ser identificado quando existe o histórico familiar de infarto em parentes de primeiro grau (pai, mãe e irmãos) com menos de 55 anos. Isso indica predisposição genética para o infarto e atenção redobrada", informa o cardiologista. Quanto aos fatores ambientais, Shiozaki destaca as doenças que são adquiridas por meio de comportamentos, como tabagismo e sedentarismo. Além disso, diabetes hipertensão e obesidade são importantes fatores de risco que aceleram a doença aterosclerótica coronária.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


Para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, Shiozaki aponta que é necessário mudar alguns hábitos. "Algumas ações que podem prevenir o aparecimento dessas doenças são: não fumar, controlar a pressão arterial, controle do colesterol, do diabetes, alimentação saudável e praticar exercícios físicos orientados por profissionais", aponta.

Publicidade


Quanto ao diagnóstico, o cardiologista afirma que, em 50% dos casos, o infarto é o primeiro sintoma de uma doença cardiovascular. Por isso, Shiozaki diz que a prevenção é de suma importância. "Um recente trabalho (SCOT HEART trial), publicado na New England Journal of Medicine, uma das revistas médicas mais respeitadas no mundo, mostrou redução de 40% na taxa de infartos quando se começa a investigação da doença coronária utilizando a tomografia coronária", conta.


Para a prevenção, o especialista indica que alguns exames são essenciais. "Os exames mais frequentemente indicados são o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico, mais conhecido como 'esteira'. Entretanto, na detecção da doença aterosclerótica precoce, esses exames apresentam limitações e podem não ser capazes de realizar o diagnóstico", afirma.

Publicidade


Na Clínica Ômega Diagnósticos, a detecção da doença aterosclerótica coronária é realizada de maneira cuidadosa em Londrina e região. A clínica conta com um tomógrafo computadorizado multislice que possui 80 canais de detectores e que possibilita o diagnóstico preciso, com redução de até 60% da incidência de radiação e pouco uso de contraste nos exames em que há necessidade. "Com esse tipo de tomógrafo, investigar a doença coronariana é um processo simples que permite que o paciente tenha um diagnóstico precoce", finaliza o cardiologista.


Para agendar, entre em contato pelo telefone (43) 3374-0000 ou pelo WhatsApp (43) 9 9165-1374.

Publicidade



Serviço:


Clínica Ômega Diagnósticos
Av. Bandeirantes, nº 809, Jardim Londrilar - Londrina, PR
Agendamentos: (43) 3374-0000 e (43) 9 9165-1374
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/omegadiagnosticoslondrina

*Com supervisão de Sofia Mikrute


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade