Verão, sol, calor, praia e mar. Na estação mais quente e colorida do ano, os excessos alimentares dos últimos meses e as gordurinhas corporais incomodam mais do que de costume. É comum milhares de pessoas lotarem academias e parques assim que os termômetros começam a subir, ávidas por exibir um corpo em forma.
Segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad), o número de matrículas nas academias de ginástica cresce cerca de 30% nesta época do ano. No entanto, os já famosos "atletas de verão" precisam estar atentos para não ultrapassar o seu limite físico, comprometendo a saúde.
"Acostumar o coração, pulmão e aparelho locomotor à atividade física é um trabalho gradativo, que precisa de acompanhamento profissional constante", alerta o cardiologista Américo Tângari Jr, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que sugere consultar sempre um médico antes de iniciar a prática de exercícios.
Leia mais:
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Fique Atento!
1) Exercícios físicos não devem causar dor e nem cansaço excessivo. Se ocorrer, melhor interromper a atividade e procurar acompanhamento profissional;
2) Nunca utilize medicamentos sem orientação. A perda de sódio e potássio, por exemplo, comum em pessoas que fazem uso de diuréticos, se torna perigosa durante a atividade física intensa. Pode causar arritmias cardíacas perigosas.
3 ) Atividades ao ar livre trazem como benefício uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Prefira o período da manhã, quando os raios solares são menos nocivos para a pele;
4) Hidratação é fundamental. Dê preferência à água!
5) Consuma alimentos saudáveis e mais leves antes do exercício. Eles serão responsáveis por garantir energia para a prática das atividades.