Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Já ouviu falar?

Coronafobia: especialista explica sobre o medo excessivo de se infectar pela Covid-19

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jun 2021 às 15:55
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Desde 2020 o mundo vive uma pandemia que já deixou milhares de falecidos e sequelados. Com um cenário de tantas incertezas sobre a doença e a proximidade cada vez maior do vírus o medo de se infectar se torna mais presente nas pessoas, desenvolvendo assim o excesso de ansiedade, que é chamado pelos estudiosos da área da psicologia como "Coronafobia”.

Como o nome sugere, esse problema é desencadeado pela situação da pandemia. O termo surgiu após estudos realizados nos Estados Unidos com 500 pessoas, onde foi analisado que os casos de ansiedade e depressão estavam relacionados à Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


”O medo em excesso, assim como a preocupação e a ansiedade em se infectar, podem gerar impactos significativos na saúde mental dos indivíduos. Os medos mais comuns são: da morte ou de ficar muito doente com graves sequelas e isso é caracterizado como coronafobia”, explica a professora do curso de psicologia da Unopar, Amanda Gaion.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


A especialista explica que o problema pode aparecer em pessoas sem transtornos psíquicos, mas tende a surgir com maior intensidade em quem tem síndrome do pânico, transtornos obsessivos, comportamentos de acumulação e idealizações suicidas, pois essas pessoas são mais suscetíveis a determinadas situações que geram ansiedade e outros sofrimentos psíquicos.

Publicidade


"Além de problemas comportamentais a coronafobia apresenta problemas relacionados ao sono, dificuldades de respirar, coração acelerado e palpitações. Por isso é de extrema importância o acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra, pois em muitos casos é necessário o uso de medicamentos aliados a psicoterapia”.


A professora dá algumas dicas para evitar gatilhos que levem ao aumento da ansiedade:
- Perceber se consegue controlar sozinho/a sua ansiedade, medo ou preocupação;

Publicidade


- Observar seus comportamentos, se existe certo excesso (frequência alta de alguns comportamentos), como por exemplo: procura em excesso por atendimento médico na suspeita de estar doente, medo em excesso de tocar superfícies, paranoia em lavar as mãos e passar álcool a todo instante, sem ter motivo para essa intervenção. Quando for assim, melhor investigar;


- Tentar controlar as informações que recebe ou o tempo que fica nas redes sociais e em sites de notícias, informações em excesso podem ser um gatilho;

- Promover ações de bem-estar que geram cuidados para si, como: a prática diária ou semanal de exercícios físicos, alimentação saudável, estar perto das pessoas que amam e que te fazem bem, mesmo mantendo o distanciamento social e práticas de higiene. Mesmo vivendo uma pandemia, conseguimos estar perto das pessoas que queremos bem, o uso da tecnologia pode ser benéfico, como fazer vídeos chamadas, conversas pelas redes sociais, entre outros meios que possibilitem acessos a um grupo social e de apoio. Mas, para aquelas que não costumam usar muito ferramentas tecnológicas ou não dispõem de condição econômica para, é importante analisar o que te faz bem, o que traz calma, paz e esperança, cultivar esses sentimentos pode evitar alguns gatilhos emocionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade