O risco de morte pelo novo coronavírus é seis vezes maior em pessoas com câncer. A letalidade acima da média foi constatada por um estudo brasileiro que demonstrou que a taxa de mortalidade do novo coronavírus aumenta de 2,4% para 16,7% quando envolve pacientes oncológicos. A pesquisa foi publicada há algumas semanas no Journal of Clinical Oncology.
Embora a vacina contra a Covid-19 seja recomendada para quem está se submetendo a tratamento quimioterápico, o médico deve indiciar o melhor momento para a aplicação com base no estado imunológico do paciente.
O estudo que apontou maior índice de mortalidade causada pela Covid-19 em pessoas com câncer foi conduzido por médicos do grupo Oncoclínicas. Os pesquisadores acompanharam 198 pacientes oncológicos infectados pelo novo coronavírus entre março e julho de 2020. Neste período 33 pessoas monitoradas morreram em decorrência da doença.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
"Esse estudo foi publicado em uma das importantes revistas científicas do mundo. A pesquisa reforça ainda mais a importância da vacinação em pessoas com câncer”, destaca o médico oncologista Mário Liberatti, responsável técnico da Clínica Pro Onco Londrina. Ele enfatiza que embora a vacina contra a Covid-19 não tenha sido testada em pacientes oncológicos, o imunizante é seguro para quem integra esse grupo. "Esse tipo de vacina que usa fragmentos de vírus inativados mostrou-se eficaz contra outras doenças, o que indica a eficácia também em relação a Covid mesmo em casos de pacientes com câncer”, argumenta.
Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/covid-19-e-seis-vezes-mais-letal-em-pessoas-com-cancer-3063831e.html