A prefeitura de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) está cadastrando idosos acima de 60 anos residentes no município interessados em se vacinar contra a Covid-19. Os idosos integram um dos grupos prioritários do PNI (Programa Nacional de Imunizações), definido pelo Ministério da Saúde. O formulário está disponível no site da prefeitura, no botão "Cadastramento Idosos – Vacina Covid-19”. Além de informações pessoais, os munícipes deverão informar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e se é acamado ou apresenta alguma dificuldade de locomoção.
"O objetivo deste cadastramento é nos apoiar no planejamento das próximas ações de vacinação contra o novo coronavírus em Ibiporã. Com os formulários preenchidos, teremos a noção exata de quantas pessoas precisam se vacinar e garantir mais eficácia nos agendamentos e vacinações futuras, assim que tivermos os próximos lotes disponíveis”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.
Para os idosos que não possuem acesso à internet e não contam com o auxílio de familiares ou amigos para fazer o cadastramento online, a SMS disponibiliza o telefone – 31780327 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) para cadastro.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
A secretaria Municipal de Saúde ressalta que não é um agendamento. O município aguarda a quantidade de doses que receberá nas próximas etapas para definir a estratégia, calendário e locais de vacinação. Para garantir o distanciamento adequado, haverá vacinação extramuros, com aplicação de doses nos estabelecimentos de saúde, drive thru, em que a pessoa é imunizada sem sair do carro, e a aplicação de doses em idosos com mais de 80 anos, acamados e domiciliados nas residências.
Trabalhadores de Saúde
A secretaria também disponibilizou um cadastramento no site da Prefeitura para trabalhadores da Saúde que ainda não se imunizaram contra a Covid-19. Os formulários serão para avaliar quantos profissionais ainda precisam ser vacinados.