A crise do Hospital Universitário (HU) de Londrina será tema de reunião convocada pelas comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba, no dia 9 de março, às 9h30, na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é discutir e propor alternativas para socorrer o HU e evitar o fechamento de mais leitos e suspensão de atendimento à população do Norte do Paraná e outros estados.
O deputado estadual Tercilio Turini, um dos organizadores do encontro, informa que serão convidados autoridades estaduais, de Londrina e parlamentares. A lista inclui os secretários de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto, e de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, o prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde Gilberto Martin, o presidente da Câmara Fabio Testa e vereadores da Comissão de Seguridade Social, a reitora da UEL Berenice Jordão, o promotor de Direitos e Garantias Constitucionais Paulo Tavares e os diretores do HU.
Turini lembra que o HU é um dos maiores hospitais públicos do Paraná e atende pacientes de cerca de 250 municípios paranaenses e outras 100 cidades de estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. "Apesar de toda relevância no sistema de saúde pública, o hospital enfrenta grave crise que coloca em risco o atendimento aos pacientes", afirma.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Os principais problemas são falta de funcionários, sobrecarga de serviços, escassez de recursos para manutenção e quantidade de leitos menor do que o necessário. "Temos informações de que essas dificuldades já levaram a direção do HU a tomar recentemente uma medida drástica: 20 leitos do hospital foram desativados porque não havia condições de mantê-los para o correto e seguro atendimento", acrescenta o deputado.
Diante da situação de emergência e como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Tercilio Turini propôs a reunião conjunta com a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Dr. Batista. "Pretendemos discutir e propor medidas urgentes para minimizar a crise do HU", afirma Turini.