Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ganho ambiental

Curitiba apresenta o Hibribus na Rio+20

Redação Bonde com PMC
14 jun 2012 às 12:17
- divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, apresentou nesta quinta (14) na Rio+20 o Hibribus, ônibus híbrido com motores elétrico e a biodiesel que fará parte da frota do transporte coletivo da cidade. O Hibribus ficará no estande de Curitiba na Rio+20, a conferência mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que acontece até dia 22 no Rio de Janeiro.

O Hibribus começou a ser produzido pela Volvo em Curitiba neste ano, com investimento de US$ 20 milhões. Até então, o ônibus era produzido apenas na Suécia. O sistema de transporte de Curitiba vai investir R$ 26 milhões para adquirir os primeiros 60 veículos híbridos para a frota.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com capacidade para 85 passageiros cada, eles entrarão na Rede Integrada de Transporte, a partir de setembro, em linhas convencionais, que fazem ligação bairro a bairro (Detran/Vicente Machado/ Água Verde/Abranches; Juvevê/Água Verde; e Jardim Mercês/Guanabara) e em linha circular, a Interbairros 1.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de um tipo

Quais são os tipos de câncer de mama? Veja as diferenças e chances de cura

Imagem de destaque
Teste de Ishihara

Shopping de Londrina terá testes gratuitos para identificação do daltonismo neste sábado

Imagem de destaque
No Brasil

Após aprovação de testes em humanos, Fiocruz testará vacina contra hanseníase em 54 voluntários

Imagem de destaque
Uso sem recomendação

Sociedades médicas relatam complicações e mortes causadas por hormônios manipulados


O novo ônibus é o mais silencioso e o que oferece o maior ganho ambiental do mercado. A nova tecnologia permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, além de não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.

Publicidade


O Hibribus, que tem carroceria Marco Polo, opera com dois motores, um elétrico e outro a biodiesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado no arranque e na aceleração até a velocidade de 20 quilômetros por hora quando entra em funcionamento o motor a biodiesel que, no caso de Curitiba, é à base de soja.


O Hibribus é um híbrido em que o motor elétrico é usado também como gerador de energia durante as frenagens. A cada vez que os freios são acionados, a energia da desaceleração é utilizada para carregar as baterias.

Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou semáforos, por exemplo, o motor a biodiesel fica desligado, o que favorece sua utilização em linhas paradoras e de trânsito compartilhado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo