Subiu para 13 o número de casos confirmados da nova gripe em Curitiba. A informação é do diretor do Centro de Epidemiologua da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Gerolomo. Essas pessoas são uma mulher que retornou de Buenos Aires (Argentina) e um rapaz que não saiu da cidade mas esteve em contato com um viajante.
Os dois pacientes já cumpriram o período de isolamento domiciliar – suficiente para garantir que havia sido superado o prazo para transmissão do vírus H1N1 - e retomaram suas atividades normais. A atualização do número de casos confirmados na cidade acontece somente agora, depois da alta, devido à demora na liberação dos laudos pelo laboratório da Fiocruz.
A Secretaria Municipal da Saúde segue recebendo pacientes com suspeita da doença em seus oito centros de urgências médicas para avaliação e coleta e encaminhando as amostras de secreção nasofaríngea para análise. O órgão, por meio de seu serviço de Vigilância em Saúde, também orienta os pacientes durante o isolamento – necessário até que saia o resultado do exame ou então, como foi o caso dos dois últimos pacientes diagnosticados, que se cumpra o período de recuperação do paciente e fim da transmissibilidade do vírus.