Todos os anos, milhares de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama. No Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais comum no público feminino, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que cerca de 57.700 novos casos de câncer de mama sejam detectados. No entanto, se diagnosticado precocemente, o índice de cura chega a 95%.
Para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames clínicos periódicos, por meio do programa Sesi Cuide-se+, o Sistema Fiep realiza exames preventivos, facilitando o acesso das trabalhadoras a mamografias e outros procedimentos, como o papanicolau. No mês de outubro as ações de conscientização serão intensificadas, com atividades educativas e de prevenção realizadas nas unidades móveis do Sesi Cuide-se+ em parceria com hospitais e empresas do estado.
De acordo com Fabiana Tozo, coordenadora do Sesi Cuide-se+, durante todo o ano, indústrias, empresas, sindicatos e prefeituras podem contratar as unidades móveis do Sistema Fiep. "As unidades móveis são totalmente equipadas e contam com uma equipe de profissionais qualificados para atender os trabalhadores”, explica. Só no primeiro semestre de 2019, o programa passou por 52 cidades e atendeu mais de 11 mil pessoas de 65 empresas, resultando em 17 mil exames.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Os exames realizados são encaminhados para laboratórios credenciados, que preparam o laudo. Os exames alterados chegam para o paciente com uma cartinha, onde o Sistema Fiep explica e ajuda a pessoa a buscar ajuda médica. "Nós elaboramos uma orientação para que o cidadão saiba qual é o próximo passo”, informa Fabiana.
Cuide da sua saúde
Realizar os exames no tempo certo é uma medida tão importante quanto adotar hábitos saudáveis e cumprir uma rotina de exercícios físicos em busca de uma saúde melhor. No caso das mulheres, o papanicolau pode identificar não só o câncer de colo de útero, como inflamações e doenças sexualmente transmissíveis. O exame deve ser realizado uma vez por ano, assim que a mulher iniciar sua vida sexual. No caso da mamografia, o ideal é que ao completar 40 anos a mulher comece a fazer o exame anualmente.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas e atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.