A Secretaria Municipal da Saúde já vacinou contra a poliomielite e sarampo 55% das 90 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. A campanha de vacinação foi iniciada no dia 8 de novembro e as vacinas continuam disponíveis até o próximo dia 28 nas 109 unidades de saúde de Curitiba.
Para chegar mais próximo à meta, que é de vacinar 95% das crianças desta faixa etária, 10 unidades de saúde estarão abertas neste sábado (22) e alguns distritos sanitários estão desenvolvendo ações nas escolas e centros municipais de educação.
Contra a pólio foram vacinadas 57.561 crianças entre seis meses e menores de cinco anos – o que representa 55,9% do público alvo. A vacina contra o sarampo foi aplicada em 49.284 crianças – 54,5% do público alvo.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Sábado
No próximo sábado (22), os pais e responsáveis que ainda não imunizaram seus filhos poderão ir até as unidades de saúde Pilarzinho, Bairro Alto, Bacacheri, Barigui e Nossa Senhora da Luz, Mãe Curitibana e Ouvidor Pardinho. Todas ficarão abertas das 8h às 17 horas.
Poliomielite
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas tem sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, via oral.
Em Curitiba, estima-se que 103.054 crianças estejam entre os seis meses e cinco anos incompletos e devam fazer a vacina da pólio. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única maneira de prevenção é através da vacina. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.