A secretaria municipal de Saúde de Londrina vai abrir três Unidades Básicas de Saúde no sábado (8) para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. As unidades dos bairros Alvorada (zona oeste), Guanabara (zona sul) e Vivi Xavier (zona norte) estarão abertas para a população das 8h às 17h, disponibilizando a dose de reforço e a atualização da carteirinha da vacina contra a paralisia infantil. Além disso, farão a atualização das vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização para crianças de até 4 anos de idade.
A dose de reforço da vacina contra a pólio será aplicada em crianças a partir de 1 ano até menores de 5 anos de idade. As crianças que ainda não completaram o esquema básico da vacina, previsto para os primeiros meses de vida, podem atualizá-lo também neste sábado. Não existe a necessidade de agendamento, e o atendimento será por livre demanda, bastando que os pais ou responsáveis levem as crianças até uma das unidades abertas, portando documento pessoal e carteira de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforça a importância de completar o ciclo básico e a dose de reforço de vacinação contra a poliomielite para alcançar uma taxa de cobertura vacinal segura. “Essa vacina é muito importante para que a gente não corra o risco de ter o retorno de uma doença tão séria e grave, que já foi erradicada devido às altas taxas de cobertura vacinal que já tivemos no passado. O grande desafio é que essa geração mais nova, que não conviveu com a doença, se conscientize da importância dessa vacina. Uma cobertura vacinal, para que não haja o risco do retorno da doença, precisa ser de mais de 95%, sendo que hoje nós temos pouco mais de 75%. A dose de reforço é extremamente importante para aumentar essa cobertura, evitando qualquer possibilidade do retorno de uma doença tão grave”, detalhou.
Leia mais:
Após seis anos de atraso, insulina de ação prolongada deve ser disponibilizada pelo SUS em fevereiro
Tabagismo contribui indiretamente para doença renal crônica, aponta estudo
Cientistas descobrem proteína ligada ao colesterol ruim com inteligência artificial
Antiparasitários podem ser usados em fase crônica da doença de Chagas, diz estudo
"Infelizmente, a procura pela vacina está baixa nas nossas unidades de saúde, e por isso, o nosso apelo é para que os pais e responsáveis das crianças dentro da faixa etária aproveitem o sábado para ir até uma unidade e proteger seu filho da forma adequada”, acrescentou o secretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho. As vacinas também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.