Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doenças respiratórias podem ser evitadas com medidas simples

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
25 mai 2015 às 14:05

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O outono é uma das estações mais complicadas para quem sofre com alergias respiratórias. Entre as causas está o fato das pessoas ficarem mais em ambientes fechados, além da baixa umidade do ar que é típico neste época "Rinite, sinusite, e faringite são as doenças respiratórias mais comuns da estação", diz a médica otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Eliza Mendes.

O índice de incidência dessas doenças nessa época, aumenta em 40%, assim como o número de atendimento nos centros de saúde, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). "Elas são desencadeadas por resposta alérgica ou agentes infecciosos", destaca a Dra Eliza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As doenças respiratórias, acometem o nariz, seios paranasais, faringe, laringe, brônquios, e pulmões. O tratamento deve ser individualizado e pode variar – com medidas simples, como controle ambiental, uso de medicamentos ou até mesmo cirurgia. "Somente com avaliação médica adequada é possível definir o melhor tratamento", comenta a médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Quando os pacientes não melhoram com os tratamentos habituais, é possível fazer testes específicos para investigar a causa da falha no tratamento. "A imunoterapia, uso de vacina que estimula o sistema imunológico, pode ser muito útil no combate das rinites de difícil controle", explica a otorrinolaringologista.

Publicidade


Nos casos de sinusites de repetição é necessário fazer investigação detalhada, com exames de tomografia computadorizada de seios paranasais e nasofibroscopia (endoscopia nasal). "É importante também evitar o uso indiscriminado de antibióticos, pois o uso abusivo pode causar resistência bacteriana, dificultando ainda mais o tratamento", alerta a otorrinolaringologista.
Livre-se dos Ácaros


O ácaro é o principal causador da rinite alérgica. A otorrinolaringologista, dá dicas para se livrar deles:

Publicidade


- Em casa é importante manter os ambientes livres e arejados. Remover cortinas com muitos detalhes, tapetes, ursinhos de pelúcia, são medidas de controle ambiental muito úteis para a diminuição e controle dos ácaros.


- É importante dar preferência para pisos laminados, sem carpetes.

Publicidade


- O uso de capa para colchão é aconselhável, pois os ácaros se alimentam da descamação da pele humana. A capa do colchão deve ser lavada semanalmente.


- As cobertas devem ser expostas ao sol sempre que possível.

- Deve-se usar pano úmido para a limpeza e remoção do pó.



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo