Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Relatório anual do PNUMA

Empresa brasileira é destaque por trazer avanços na recuperação da camada de ozônio

Redação Bonde / ONU
26 mai 2015 às 13:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O documento afirma que 2014 trouxe avanços significativos para o meio ambiente, principalmente na recuperação da camada de ozônio, proteção de áreas protegidas e investimento em energias sustentáveis.


A recuperação da camada de ozônio, avanços significativos em investimentos de energias renováveis e a realização da primeira Assembleia Ambiental das Nações Unidas se destacam no relatório anual 2014 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado na ultima terça-feira (19).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No topo das conquistas encontra-se a confirmação que a camada de ozônio está se recuperando e pode retornar aos níveis pré-1980 até a metade do século. Essa informação foi primeiramente confirmada em setembro na avaliação científica do esgotamento da camada de ozônio de 2014, feita pelo PNUMA e a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Segundo o estudo, essa reversão ocorreu graças a ações tomadas pelos Estados-membros no âmbito do Protocolo de Montreal para eliminar as substâncias prejudiciais à camada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta


Mudança em práticas comerciais locais também comprovam que o setor privado está vendo a vantagem – e os lucros – de agir de forma sustentável. Citando um caso de êxito, o documento se refere à empresa Natura no Brasil, que ao apostar em inovações ecológicas conseguiu aumentar o seu crescimento anual em 26% em cinco anos. Segundo a empresa, os benefícios socioambientais de escolher fornecedores que agem de forma sustentável representou uma economia de 750 mil dólares apenas em 2012.

Publicidade


O relatório também destaca avanços nas energias renováveis, principalmente em países em desenvolvimento, onde fontes alternativas representam a melhor resposta para a falta de energia. Nestas nações, investimentos em energia limpa cresceram 36%, alcançando 131 bilhões de dólares em 2014. Uma aposta que quase supera a inversão de países desenvolvidos, estimada em 139 bilhões de dólares.


Outro sinal positivo se encontra na notícia de que 15,4% das áreas de águas terrestres e fluviais e 3,4% do oceano do mundo são agora designadas como áreas protegidas, um reflexo do aumento da conscientização da necessidade de conservar os ecossistemas e a biodiversidade.

O relatório anual 2014 do PNUMA está disponível aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo