O Paraná sedia nesta semana (8 e 9) a primeira edição do Encontro Nacional de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde, que acontece em Curitiba e reúne representantes de 18 estados, mais o Distrito Federal, para discutir o novo momento do Sistema Único de Saúde no país. A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Joelma Carvalho, destacou que o encontro é uma demanda antiga dos conselhos e se concretizou graças à iniciativa paranaense em organizar o evento.
"É uma oportunidade de reunir os presidentes dos conselhos para trocar experiências, principalmente neste momento de mobilização em torno das mudanças na lei 141 e o financiamento das ações do SUS", afirmou Joelma.
Na abertura do encontro, o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná, René Santos, ressaltou que o controle social deve ser visto como parceiro dos gestores, pois o diálogo contribui para a aplicação das políticas públicas.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
"Entendemos que o conselho traz ao debate o ponto de vista dos usuários e de outros segmentos que interagem com o SUS. Por isso, todos os nossos programas estratégicos e redes de atenção que estão sendo implantados no Estado passam por amplas discussões no Conselho Estadual de Saúde," explicou.
Além de usuários do SUS, os conselhos estaduais e municipais de saúde são compostos por representantes dos trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e gestores. Este espaço democrático constitui o controle social do SUS, responsável por formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde.