A partir de quinta-feira (2), beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos terão direito a mais 87 procedimentos, incluindo 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer e 50 novos exames, consultas e cirurgia, de acordo com resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), resultante de consulta pública. A lista completa está disponível no site da ANS.
As novas incorporações irão atender 42,5 milhões de consumidores com planos de saúde de assistência médica e outros 18,7 milhões consumidores com planos exclusivamente odontológicos. Com definições específicas, o objetivo é evitar dúvidas na aplicação do "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde" e diminuir reclamações de consumidores não atendidos pelos planos de saúde.
De acordo com a assessoria de imprensa da ANS, o novo rol também contempla o cuidado integral à saúde e o tratamento multidisciplinar ao prever na cobertura obrigatória consulta com fisioterapeuta, além de ampliar o número de consultas e sessões de seis para 12 com profissionais de especialidades como fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Pacientes que queiram se submeter à laqueadura, vasectomia, cirurgia bariátrica, implante coclear e ostomizados ou estomizados têm direito a 12 sessões de psicologia.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Leia a reportagem completa de Marian Trigueiros na edição desta quarta-feira (1º) da Folha de Londrina.