O Paraná já soma 32 municípios com epidemia de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Nesse boletim, mais quatro cidades entraram na lista de epidêmicas: Alto Piquiri, Perobal, Santo Antônio do Caiuá e Paranacity, todas no Noroeste do Estado.
Os casos são referentes ao período epidemiológico que começou em agosto de 2012. Porém, a maioria - 11.278 - foram constatados em 2013 pela Sesa.
Também subiu o número de casos confirmados da doença no Paraná. Houve aumento de 25% nas confirmações de dengue (de 9.897 para 12.366). A cidade de Paranavaí permanece como a que tem mais casos confirmados, com total de 3.317, seguida de Peabiru (1.512), São Carlos do Ivaí (766), Campo Mourão (722) e Maringá (533).
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O número de mortes no estado por causa da dengue permaneceu o mesmo - nove falecimentos provocados pela doença. Entretanto, segundo a Sesa, mais um município do estado, além de Foz do Iguaçu, confirmou caso de dengue tipo 4. O caso foi registrado em Santa Fé, no Norte do Paraná. Outro caso mais antigo já havia sido confirmado em Paranavaí. Foz do Iguaçu havia confirmado a doença na semana passada.
Apesar de os três casos de dengue tipo 4 terem evoluído para cura, a Sesa alerta que essa variante de vírus preocupa porque, mesmo não sendo mais perigosa que as demais, pode ser contraída por pessoas que já tiveram dengue nas demais variações (1, 2 e 3).