Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia de combate

Especialista faz alerta sobre os principais sinais da tuberculose

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mar 2019 às 16:00

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste domingo (24) comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa em Diagnóstico por Imagem) faz um alerta sobre a importância dos exames de rastreamento para a detecção da doença infectocontagiosa mais mortal do mundo. Cerca de 90% das mortes por tuberculose se devem a casos que não recebem tratamento e, segundo os especialistas, quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de cura e de prevenção de transmissão para outras pessoas.


A tuberculose é causada por uma micobactéria BK (mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch). A transmissão é feita, na maioria das vezes pelas vias aéreas, de uma pessoa para outra, por meio de gotículas de saliva liberadas pela fala, espirro ou tosse, aspiradas por aqueles que estiverem por perto - portanto, o principal fator de transmissão são aglomerações de pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o radiologista Mauricio Kenji Ota a micobactéria não infecta apenas os pulmões, podendo atingir outros órgãos do corpo, como ossos, intestino, sistema geniturinário e sistema nervoso. "Pessoas diabéticas, imunodeprimidas e com baixa imunidade tem mais disposição para que a micobactéria se multiplique e desenvolva a infecção", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


A tuberculose é a doença infecciosa de agente único que mais mata, superando o HIV, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 2016, 10,4 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose no mundo, e cerca de 1,3 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. O Brasil é considerado o 20º país com maior incidência de tuberculose no mundo, sendo que em 2017 foram registrados 70 mil novos casos, segundo o Ministério da Saúde.

Publicidade


Sintomas


Os sintomas mais frequentes que os pacientes acometidos pela infecção apresentam, e que devem servir de sinais para buscar ajuda médica imediatamente, são: tosse persistente (com ou sem secreção, podendo conter sangue), falta de ar, sensação de cansaço frequente, febre baixa, principalmente no período da tarde, dor no peito e rouquidão.

Publicidade


"Muitos pacientes estão infectados, mas não sentem nenhum sintoma porque o sistema de defesa do seu organismo está perfeito. Porém, caso haja queda na imunidade, podem vir a ficar doentes. Quando os sintomas são aparentes, é fundamental que o paciente procure um médico o mais rápido possível. Quanto antes o diagnóstico for realizado, antes os exames necessários são realizados e maiores as chances de sucesso no tratamento", afirma Ota.


A tuberculose tem cura e o tratamento consiste numa combinação de medicamentos contra o agente infeccioso, que dura, em média, seis meses. A medicação é distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em postos municipais de atendimento, gratuitamente. Vale acrescentar que a vacina contra a doença (BCG - Bacillus Calmette-Guérin), apesar de não impedir o desenvolvimento da tuberculose pulmonar, previne por volta de 80% contra formas mais graves da doença.

Publicidade


Dicas e práticas para prevenir a tuberculose


- Imunizar os recém-nascidos com a vacina BCG – exceto aqueles com imunodeficiências adquiridas ou congênitas

Publicidade


- Evitar aglomerações de pessoas, principalmente em locais fechados


- Manter ambientes ou locais arejados ou bem ventilados e com exposição à luz solar

- Procurar ajuda médica quando algum sintoma de tuberculose for identificado a fim de garantir a detecção precoce e o início imediato do tratamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo