Já há algum tempo, cientistas vêm desenvolvendo órgãos e células artificiais para ajudar no tratamento de algumas doenças. Agora, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) planeja produzir sangue artificial para melhorar o tratamento de pessoas que precisam de transfusões – e pretende fazer isso em dois anos.
Para isso, especialistas em sangue e transplantes do NHS trabalharão com cientistas das Universidades de Bristol, Oxford e Cambridge usando células-tronco de adultos e de cordões umbilicais de bebês. Depois, 20 voluntários receberão em torno de 5 e 10 ml de sangue contendo essas células, e os resultados serão comparados aos de transfusões comuns.
A iniciativa do órgão de saúde acontece, principalmente, pela diminuição no número de doações de sangue. O líquido artificial será usado no tratamento de diversas patologias que precisam de transfusões, mas, primeiramente, irá beneficiar pacientes que sofrem de doenças sanguíneas – como anemia falciforme e talassemia, que necessitam de transfusões regulares.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
"Cientistas do mundo todo têm investigado, por anos, como fabricar glóbulos vermelhos para oferecer uma alternativa ao sangue doado para tratar pacientes," disse o Dr. Nick Watkins, diretor da área de sangue e transplantes do NHS, ao site de tecnologia Engadget. "Estamos confiantes de que, em 2017 nossa equipe estará pronta para realizar os primeiros testes de fase inicial em voluntários humanos".
(Fonte: info exame)