Notícias

Estoque de leite humano pode ficar comprometido; doações podem ser feitas em casa

19 mar 2020 às 17:27

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina, da UEL (BLH/HU/UEL), está preocupado com a quantidade de leite em estoque que pode ficar comprometida se as doadoras deixarem de repassar o leite excedente por causa das notícias a respeito do coronavírus e das possibilidades de transmissão.

A coordenadora do BLH/HU/UEL enfermeira Letícia Costa explica que a doação é segura e extremamente importante para os bebês que necessitam e faz um apelo: "Podem continuar doando normalmente. Não há perigo para as mães, nem para os bebês porque não há necessidade de sair de casa para doar”, explica.


Segundo a enfermeira, para evitar que a mãe venha ao hospital, servidores fazem visita em domicílio e levam o material necessário para a doação como o frasco estéril, máscara, gorro e etiqueta de identificação. Nessa mesma visita, a mãe recebe todas as orientações para uma doação segura e faz um cadastro como doadora. "A partir daí, essa mãe recebe a visita do BLH uma vez por semana, apenas para buscar a doação”, conta a coordenadora.


Caso as doações diminuam, centenas de recém-nascidos poderão ter a saúde prejudicada.


Conforme levantamento da coordenadora, uma média de 340 crianças ao mês em Londrina e região é beneficiada com as doações. O leite materno doado favorece a saúde de recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva que não podem receber o leite de suas mães. Ganho de peso, desenvolvimento saudável, proteção contra infecções e encurtamento do tempo de internação são alguns dos benefícios.


CRITÉRIOS PARA DOAR


Para doar o leite, a mãe precisa atender a alguns critérios importantes como estar saudável e amamentando o próprio filho, além de conseguir perceber que há leite sobrando mesmo depois de amamentar.

Caso alguma mãe queira se tornar uma doadora de leite humano, basta fazer contato pelo telefone 3371-2390


Continue lendo