Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como

Estrabismo deve ser tratado na infância, diz especialista

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 nov 2015 às 14:26

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Grande parte das doenças oftalmológicas já começam a aparecer na infância. Uma delas e que pode ser um trama para a vida toda é o estrabismo. O estrábico terá os olhos desalinhados, ou seja, tortos, podendo ser para dentro ou para fora, para cima ou para baixo, explica a oftalmologista Ana Paula Canto.

Segundo ela, a condição pode ser evidente ou sutil. Há casos em que olhando para a criança percebe-se que os olhos estão tortos, mas o estrabismo também pode ser sutil, causando uma perda da profundidade do campo de visão ou maior esforço para enxergar. Às vezes, a criança começa a inclinar a cabeça para ver melhor, causando torcicolo, esclarece.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de afetar esteticamente, o estrabismo pode não desenvolver a visão do olho comprometido, isto é, uma visão mais baixa do que no outro olho. Se não for tratado a tempo, não tem como melhorá-la nem com colírio, cirurgia ou qualquer tipo de tratamento, alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


A oftalmologista ressalta que o estrabismo nunca é normal e não cura sozinho. O que pode acontecer é que até os quatro meses de idade os olhos podem dar uma desviadinha, porém essa situação é rara e por períodos curtos e ocorre porque os reflexos de alinhamento ocular ainda não estão maduros, salienta.

Dra. Ana Paula explica que, na infância, dependendo do caso, a doença pode ser tratada com óculos ou até cirurgia e exercícios oculares. Caso haja ambliopia (olho preguiçoso, ou seja, diminuição da visão), ela também deve ser tratada o mais precoce possível. Normalmente são prescritos óculos e exercícios no olho fraco para forçá-lo a desenvolver a visão, esclarece. Se o tempo do tratamento da ambliopia passar e não houver resultado positivo, a visão do olho não pode ser recuperada e a cirurgia para correção do estrabismo será apenas estética, enfatiza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo