Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tratamento

Estresse pode ser uma das causas do mau hálito

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
29 jun 2015 às 13:39

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trânsito, trabalho, problemas diversos, esses são alguns dos muitos motivos que geram nas pessoas o estresse. Mas o que pouca gente sabe é que o estresse, além de causar um desgaste físico e mental pode influenciar na saúde bucal.

Quem convive com um estresse emocional diário, vive rodeado de tensão, e isso acarreta em uma produção menor de saliva, ou seja, os compostos de enxofre crescem, provocando o mau hálito. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose (SOBREHALI), Dr. Alênio Calil, explicou como funciona a saburra lingual, que na verdade é um depósito de bactérias da língua.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Normalmente o estresse faz com que a pessoa tenha uma salivação baixa, chamada de xerostomia, que aumenta a formação da saburra lingual, placa branco-amarelada que fica na língua, e que acumula bactérias, células mortas, contribuindo para os gases liberados no mau hálito".

Leia mais:

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência


O estresse também influencia as pessoas a mastigarem menos os alimentos e a não seguirem uma rotina alimentar correta, fatores que contribuem para a halitose.

Publicidade


"Pessoas que vivem sob estresse não costumam respeitar o intervalo de tempo entre uma refeição e outra, que deveria ser no máximo de 4 horas. Além disso, elas comem mais rápido e mastigam menos, diminuindo a salivação e abrindo condições para a aderência de micro-organismos que geram o mau hálito", conclui o Dr. Alênio.


Diagnóstico

Publicidade


O mau hálito é um problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros, e em 80 a 90% dos casos a origem do mau hálito é bucal.


"As pessoas não sabem as causas, consequências e quais os problemas que podem ser gerados do não tratamento", enfatiza o Dr. Alênio.

Publicidade


Tratamento


A higienização da boca, que passa pela escovação adequada dos dentes, uso do fio dental e a limpeza da língua, onde é comum o acúmulo de resíduos e células mortas, é uma das formas para eliminar o problema.

Porém, o dentista é o profissional mais indicado para tratar do mau hálito e orientar o paciente a tomar os medicamentos corretos para eliminar o foco do problema.



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo