Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Caminhão da Saúde

Estudantes e profissionais da UEL farão curso de cirurgia gratuito

Redação Bonde com AEN
17 jul 2014 às 09:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudantes e profissionais do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) poderão fazer cursos gratuitos em técnicas de cirurgia minimamente invasivas (CMI) e de cuidados com o paciente.

Os cursos serão realizados dentro de uma unidade móvel, adaptada em uma carreta de caminhão devidamente equipada. Para se ter uma dimensão da estrutura, a unidade tem 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, onde estão instalados equipamentos de última geração como simuladores cirúrgicos e aparelhos de aulas práticas, além de um auditório com capacidade para 45 pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada aula terá duração de 50 minutos, com direito a certificado. Os cursos serão dados de 22 a 24 (terça a quinta-feira), na carreta que ficará estacionada no pátio do Hospital Universitário. As atividades incluem temas relacionados a técnicas de laparoscopia, cuidado e monitoramento em respiradores, cuidados com o pé diabético, cirurgias vasculares e eletrocirurgias. A grade do curso inclui ainda prevenção de trombose venosa profunda, cuidados com o cateter de hemodiálise, nutrição enteral, oximetria, prevenção do despertar intra-operatório e hipotermia, suturas cirúrgicas e sutura mecânica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


CAMINHÃO DA SAÚDE - A empresa responsável pela atividade é a Covidien, considerada líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas e de suprimentos médicos.

Publicidade


A Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC) representa uma parceria da empresa com profissionais de saúde, agências do governo e organizações não governamentais para promover a adoção de técnicas de CMI como a videolaparoscopia.


A UMEC, conhecida como Caminhão da Saúde, possui uma estrutura equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento "in loco".

Um dos objetivos é diminuir as barreiras de acesso ao conhecimento, à tecnologia e dar apoio a profissionais em diversas áreas da medicina. Desde o lançamento em maio do ano passado, o Caminhão da Saúde já treinou mais de 16 mil profissionais em 687 aulas, em 21 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Ceará.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade