Estudantes e profissionais do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) poderão fazer cursos gratuitos em técnicas de cirurgia minimamente invasivas (CMI) e de cuidados com o paciente.
Os cursos serão realizados dentro de uma unidade móvel, adaptada em uma carreta de caminhão devidamente equipada. Para se ter uma dimensão da estrutura, a unidade tem 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, onde estão instalados equipamentos de última geração como simuladores cirúrgicos e aparelhos de aulas práticas, além de um auditório com capacidade para 45 pessoas.
Cada aula terá duração de 50 minutos, com direito a certificado. Os cursos serão dados de 22 a 24 (terça a quinta-feira), na carreta que ficará estacionada no pátio do Hospital Universitário. As atividades incluem temas relacionados a técnicas de laparoscopia, cuidado e monitoramento em respiradores, cuidados com o pé diabético, cirurgias vasculares e eletrocirurgias. A grade do curso inclui ainda prevenção de trombose venosa profunda, cuidados com o cateter de hemodiálise, nutrição enteral, oximetria, prevenção do despertar intra-operatório e hipotermia, suturas cirúrgicas e sutura mecânica.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
CAMINHÃO DA SAÚDE - A empresa responsável pela atividade é a Covidien, considerada líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas e de suprimentos médicos.
A Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC) representa uma parceria da empresa com profissionais de saúde, agências do governo e organizações não governamentais para promover a adoção de técnicas de CMI como a videolaparoscopia.
A UMEC, conhecida como Caminhão da Saúde, possui uma estrutura equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento "in loco".
Um dos objetivos é diminuir as barreiras de acesso ao conhecimento, à tecnologia e dar apoio a profissionais em diversas áreas da medicina. Desde o lançamento em maio do ano passado, o Caminhão da Saúde já treinou mais de 16 mil profissionais em 687 aulas, em 21 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Ceará.