Acontece em Curitiba nesta sexta (3) e sábado (4) a Jornada Paranaense de Mastologia, que reúnem médicos do estado para discutir pesquisas de ponta sobre o câncer de mama. O evento, organizado pela Escola Brasileira de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraná, tem como tema "O câncer de mama nos extremos da vida".
Segundo os organizadores, a discussão sobre uma nova proposta para a classificação biológica da doença, é um dos destaques do encontro. A técnica visa identificar novas características genéticas do câncer de mama, possibilitando a descrição de alvos biológicos para o desenvolvimento de novas drogas, específicas para cada sub-tipo molecular.
Também terá destaque na Jornada aoncogenética– estudo das síndromes de transmissão genética do câncer de mama –, além das controvérsias e consensos sobre tratamentos e os valores prognósticos e preditivos imprescindíveis de acordo com a anatomia patológica e biologia molecular dos pacientes.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
"Quando as neoplasias de mama acometem mulheres abaixo dos 35 anos e acima dos 70 anos, estamos frente a doenças complemente diferentes, pela expressão gênica nestas faixas etárias.No evento, buscaremos estudar a fundo as duas situações, com a presença de alguns dos maiores especialistas em nível nacional e internacional, visando a elaboração de um consenso sobre as estratégias a serem seguidas pelos mastologistas", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraná, Fabio Mansani.