Um simples exame de sangue poderia diagnosticar câncer, segundo Cientistas da Universidade de Bradford.
Eles desenvolveram um exame que vai capacitar médicos para, já de inicio, descartar pacientes que podem demonstrar sintomas de câncer, e tornar menos preocupante a realização de exames invasivos e de alto custo.
Os estudos com o exame mostraram que ele é capaz de diagnosticar o câncer ou a eminência do desenvolvimento de câncer de cólon, de pulmão ou melanoma.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
O exame analisa linfócitos e mede o dano causado em seu DNA, através de raios ultravioletas e foi batizado de Lymphocyte Genome Sensitivity (LGS). Os resultados mostram uma distinção clara entre pessoas saudáveis e quem tem ou tem risco de desenvolver a doença.
Para verificar a hipótese, o estudo analisou amostras de 208 pessoas - 94 voluntários eram saudáveis, enquanto 114 pessoas eram pacientes em processo de diagnóstico ou tratamento. As amostras foram coletadas, anonimizadas, e, então, foram submetidas ao exame. E o diagnóstico foi feito de forma perfeita em todos os casos.O exame deve passar por mais testes clínicos antes de sua administração ser liberada.
(Com informações do Globo.com)