A partir de 17 de maio, a população com idade entre dois e 19 anos e acima de 40 anos está convocada a receber as doses da vacina contra a gripe A (H1N1) nos postos de saúde de todo o Estado. É o que prevê o novo calendário divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A medida avança o processo determinado por liminar judicial, que concedeu vacinas contra o vírus da gripe A (H1N1) para toda a população do Paraná.
De 17 de maio a 5 de junho, os profissionais da saúde dos postos públicos estarão preparados para aplicar o imunizante em crianças a partir de dois anos e nos jovens até 19 anos. Para a população acima de 40 anos, o novo programa estadual de vacinação, dedicou dois meses para campanha, a começar em 31 de maio.
Segundo o secretário de estado da saúde, Carlos Moreira Júnior, as datas foram escolhidas depois de pleitear doses extras da vacina com o Ministério da Saúde (MS), em reunião com técnicos da União, semana passada. Segundo Moreira, o MS disse que não conseguirá enviar novas doses para o Paraná antes do dia 15 de maio, caso a liminar venha a ser mantida. Será necessária a remessa de outras cinco milhões de doses para o novo calendário contemplar todo o Estado. Em nota oficial enviado ontem, o MS, informa que a União está preparando a argumentação técnica para recorrer da decisão.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Até o momento, somente 46% da população convocada para receber a vacina contra a gripe A no Estado, foi atendida. De acordo com a Sesa, 53% da faixa etária de 20 a 29 anos aderiu à campanha. Entre as grávidas, apenas 67,2% estão protegidas. Até ontem, os números de casos, que são atualizados quinzenalmente pela Sesa, continuavam os mesmos do registro anterior: 668 ocorrências e nove óbitos em todo o Estado.