Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2,5% da população

Fibromialgia é comum entre as mulheres e provoca dor generalizada

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 set 2017 às 15:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sente uma dor crônica generalizada? Aquela que se espalha por todo o corpo? Então é melhor você investigar, pois pode estar com um quadro de fibromialgia. A doença atinge uma fatia considerável da população brasileira: 2,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Nos últimos dias, o tema vem sendo bastante debatido por causa da revelação da atriz e humorista Dani Valente de que foi diagnosticada com a doença.

A reumatologista Mayara Manueira da Silveira, do Instituto de Vídeo-artroscopia, Ortopedia e Traumatologia (Ivot), explica que a fibromialgia é uma síndrome de dor generalizada, que está associada à rigidez matinal, fadiga, distúrbio do sono e estresse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os pacientes geralmente tem dificuldade para localizar a dor. Alguns sintomas podem estar relacionados entre si, como distúrbios do aparelho digestivo, cefaleia, parestesias, depressão, zumbido, irritabilidade e distúrbio de concentração", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Ela lembra que a doença incide em cerca de nove mulheres para cada homem, sendo os primeiros sintomas principalmente entre 30 e 50 anos de idade. "O diagnóstico da fibromialgia é puramente clínico, não havendo exames complementares que favoreçam sua realização", reforça. Predisposição genética e exposição frequente a ambientes e situações estressantes são fatores de risco para a fibromialgia.

O tratamento da doença envolve a prática esportiva e a medicação. "Os exercícios são extremamente importantes e fazem parte do tratamento, sendo os aeróbicos um dos mais indicados. Eles apresentam efeito analgésico por estimularem a liberação de endorfina e funcionam como antidepressivos, além de proporcionarem a sensação de bem estar", orienta a reumatologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo