Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Ficar atento às cores da urina é uma das formas de manter a saúde dos rins

Redação Bonde e Assessoria de Imprensa
05 fev 2021 às 12:37

Compartilhar notícia

- Divulgação/ Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A cor da urina pode indicar o estado de saúde. Por isso, é preciso estar atento para algumas alterações possíveis de serem reconhecidas apenas ao observar.

O urologista Eduardo Gerber, do Pilar Hospital Pilar em Curitiba, explica que a urina humana costuma ser amarelada, podendo ter variações de tons conforme a quantidade de água presente nela. "A cor habitual é amarela, mas o tom pode variar do amarelo claro até mais alaranjada dependendo da quantidade de líquido ingerida”, cita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



A variação também pode ocorrer de acordo com a alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba e amora, ricos em vitamina B, e também alguns remédios, podem modificar a cor. Além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Gerber reforça que se prevenir é a melhor solução para manter a boa saúde dos rins. "Ingerir uma boa quantidade de líquido é fundamental para um bom funcionamento do organismo. As pessoas devem ingerir por volta de 30 ml/kg de peso de líquidos no dia. Assim diminui-se o risco de formação de cálculos renais e de queda na pressão arterial que é comum em dias muito quentes, além de evitar um desequilíbrio hidroeletrolítico do organismo que pode ser grave para qualquer pessoa”, comenta.

Publicidade


Conheça mais sobre cada cor da urina:


Clara: é um bom sinal e indica que o corpo está hidratado;

Publicidade


Amarela intensa: significa um baixo consumo de água e que os rins estão com trabalho extra. Hidrate-se.


Amarelo escuro: o tom próximo ao marrom significa que a situação pode ficar complexa rapidamente. Pode indicar um problema no fígado. Beba muita água e, se persistir, procure um especialista.

Publicidade


Marrom: indica que há um problema renal. Trata-se de uma inflamação na urina e é possível identificar pequenos vestígios de sangue. Fique atento e procure um especialista.


Laranja: talvez uma das mais incomuns. O tom alaranjado está relacionado com o excesso de vitamina C no corpo. Reduza o consumo – sem parar de consumir – de frutas e legumes com a vitamina durante aproximadamente cinco dias.

Publicidade


Azul: muito rara, geralmente ocasionada pelo excesso de cálcio ou infecção bacteriana. Costuma acontecer em pessoas com suplementação vitamínica. É hora de procurar um médico.


Vermelha: pode ser algo grave ou apenas o consumo em excesso de frutas vermelhas, amora ou beterraba. Caso não seja o caso ou se repita ao longo de vários dias, procure imediatamente um médico.

Roxa: muita rara. Indica porfiria (doença genética).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo