Notícias

Fórum alerta para o câncer de pulmão no Brasil

28 nov 2018 às 17:39

Especialistas, pacientes, imprensa, gestores da saúde estiveram reunidos para debater os principais desafios dos pacientes com câncer de pulmão no Brasil no II Fórum Temático - Câncer de Pulmão, que aconteceu na terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, em São Paulo (SP).

O evento abordou diversos temas como prevenção, o cenário do câncer de pulmão na América Latina, combate ao tabagismo, diagnóstico precoce, prioridades dos gestores da saúde no combate à doença, além das novidades e entraves no tratamento deste tipo de tumores.


A fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, que promoveu o evento, a psico-oncologista Luciana Holtz, informou que, segundo dados da Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), divulgado em 2 de fevereiro deste ano, estima-se que sejam diagnosticados 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio em 2018. Destes novos casos, 18.740 são homens e 12.530 mulheres.


São 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tipo de tumor mais frequente, e 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição entre os cânceres que mais ocorrem.


De acordo com o Oncoguia, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e está diretamente associado ao consumo de tabaco ou seus derivados. É uma doença silenciosa, não apresentado sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito em estágios mais avançados da doença.


O Oncoguia é uma ONG (organização não-governamental) que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor em todas as fases do tratamento.

*A jornalista viajou à capital paulista a convite do evento


Continue lendo