A agência francesa de segurança de medicamentos aprovou a venda comercial de um medicamento derivado da Cannabis, o que acontece pela primeira vez na França.
O Ministério da Saúde disse em comunicado, divulgado na quarta-feira, que as vendas do spray Sativex, produzido pela britânica GW Pharmaceuticals, será permitido para o tratamento de espasmos musculares associados à esclerose múltipla.
O Sativex contém os dos componentes mais conhecidos da maconha, o delta 9-THC e o cannabidiol. O site da empresa diz que o medicamento foi lançado em 11 países, dentre eles Reino Unido e Alemanha, e já está aprovado em mais doze.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
A decisão da agência francesa é o passo preliminar antes de o spray poder realmente ser vendido na França, afirmou o Ministério.
Nos últimos anos, uma série de países tem aliviado a limitação para a venda de produtos que têm a Cannabis como base para uso médico. Nesta ano, o Estado norte-americano do Colorado aprovou a abertura das primeiras lojas para venda de maconha para uso recreativo dos Estados Unidos.