Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Ginecologista estima 30 anos para retrocesso do HPV

Redação Bonde
04 out 2010 às 16:29

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cada ano, mais de quatro mil brasileiras perdem a vida em decorrência do câncer de colo de útero. Em uma escala mundial, este número chega a 240 mil pessoas que sofrem com a doença, resultando em mais de 650 óbitos de mulheres todos os dias. A principal origem para este mal é o vírus do HPV – siga em inglês que define o papilomavírus humano.

Segundo a médica ginecologista, Naura Tonin, no Brasil, mais de 70% das mulheres são portadoras do HPV e, para reverter este quadro, seria preciso intensificar campanhas de informação e vacinação por pelo menos 30 anos. Em termos práticos, se a partir de hoje toda menina com nove anos de idade começar a ser vacinada, será necessário a manutenção desta medida por três gerações para haver um retrocesso significativo na incidência de HPV entre a população brasileira. No entanto – lembra a doutora – assim que vacinada, a pessoa se torna imune ao vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem mais de 100 variações do HPV, mas os tipos associados às verrugas genitais (6 e 11) e os que provocam o câncer de colo de útero (16 e 18) são considerados os mais perigosos. Para combater essas quatro variações do vírus, desde 2008, é comercializada no Brasil a vacina quadrivalente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé

Imagem de destaque
Caráter excepcional

Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne


Vacina e prevenção

Publicidade


A vacina contra o vírus do HPV é indicada para mulheres de nove a 26 anos de idade. Porém, após conclusões de estudos recentes, especialistas sugerem que essa faixa seja estendida até as mulheres de 45 anos de idade e as que já manifestaram o HPV anteriormente. A eficiência da vacina é comprovada e cada dose custa entre R$ 350 e R$ 400. São necessárias três doses para uma imunização completa – a segunda e terceira doses devem ser tomadas, respectivamente, depois de dois e seis meses da primeira dose.


Por ser uma doença sexualmente transmissível (DST), recomenda-se o uso de preservativos nas relações sexuais e exames periódicos com o ginecologista, conhecido popularmente como "Papanicolau", com a finalidade de identificar a presença do vírus no colo do útero.


Efeito psicológico

A contaminação pelos tipos 6 e 11 do vírus, que são manifestados pelas verrugas genitais e lesões no colo de útero, tem tratamento. Em contrapartida, a saúde psicológica é afetada. Conforme observa a ginecologista, Naura Tonin, podem ser constatadas duas situações: primeiro quando a mulher, em um exame de rotina, verifica um ferimento causado pelo HPV no resultado microscópico e, a outra quando as verrugas genitais começam a aparecer. "A mulher leva um susto. Ela se questiona como foi contaminada, sente-se traída e procura por um culpado, pois desconhece a grande incidência desta doença", conclui a médica (com Matsuo Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo