Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta quinta-feira

Governo do Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para a dengue

Redação Bonde com AEN
14 mar 2024 às 19:29
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue nesta quinta-feira (14). A decisão foi tomada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) devido ao aumento no número de casos e mortes confirmadas em decorrência da doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência de 90 dias. O objetivo é reforçar ações adotadas para o controle e combate à dengue. 


De acordo com a AEN (Agência Estadual de Notícias), entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo o dever da população em facilitar a aplicação das medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como as visitas domiciliares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A finalidade é dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando assim os trâmites usuais, além de facilitar o processo de aquisição de insumos e medicamentos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a medida é preventiva, de caráter exepcional. "O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue."

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Publicidade


Nesta terça-feira (12), a Sesa divulgou o último boletim epidemiológico da dengue. No informe, foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes. O Paraná soma 222.590 notificações, 90.972 confirmações e 49 mortes pela doença dentro do período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto. 


Somente dois dos 399 municípios do Paraná não registram notificações por dengue. Do total, 366 já possuem casos confirmados, o que corresponde quase 92% de todo o Estado. De acordo com a Saúde, a incidência de casos autóctones, que foram transmitidos dentro do Paraná, chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Além disso, são 26 municípios já em situação de emergência no Paraná. 

Publicidade


MOBILIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS


O secretário também confirmou uma mobilização entre Estado e municípios, no próximo sábado (16), para reforçar as ações de limpeza e conscientização contra a dengue. A ação unirá equipes municipais e estaduais e deverá, ao longo do dia, fortalecer a prevenção e controle da doença, sobretudo com a orientação da população para remoção de criadouros.

Publicidade


“O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse.


RECURSOS PARA O COMBATE À DENGUE

Publicidade


Na última semana, a Sesa anunciou um pacote de R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios. O montante tem como finalidade fortalecer ações de prevenção, promoção e proteção da saúde dos municípios, garantindo incrementos para compra de medicamentos, incentivo a hospitais de referência e aquisição de tablets para otimizar o trabalho de agentes de campo.


SINTOMAS DA DENGUE


A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.


A pasta alerta ainda para os principais sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária. Caso tenha algum desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade