O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta segunda-feira (7) três novas ambulâncias para reforçar a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Os veículos fazem parte do primeiro lote de 20 ambulâncias adquiridas pela secretaria e que deverão integrar o serviço do Corpo de Bombeiros a partir de fevereiro.
O adiantamento ocorreu por conta do aumento da demanda de atendimentos no Litoral durante a Operação Verão 2012/2013. Além do primeiro lote, mais 40 ambulâncias estão em fase final de compra e serão entregues ainda neste primeiro semestre. Cada veículo custou R$ 125 mil e já vem equipado com todos os equipamentos necessários para atendimentos a traumas.
Segundo Caputo Neto, a aquisição destas 60 ambulâncias do Siate é a maior da história do Paraná. "O serviço já é reconhecido por todos os paranaenses e merece atenção especial, pois presta um atendimento importante aos casos de trauma no Estado", disse o secretário.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, há oito anos o Siate não recebia uma nova ambulância. "A última aquisição de grande impacto foi em 1995, quando 25 ambulâncias foram compradas para ampliar o serviço para o interior do Estado. Antes, apenas Curitiba contava com o Siate", explicou.
Junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Siate é responsável pelos atendimentos pré-hospitalares dos pacientes. O Siate pode ser acionado pela Central 193 e é indicado para os casos de trauma, como acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e afogamentos.