Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Câncer de colo e mama

Governo oferece mais 700 mil exames gratuitos nas unidades de saúde

Agência Estadual de Notícias
12 abr 2014 às 09:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta sexta-feira (11/04) contrato com 17 laboratórios para a realização dos exames citopatológicos pela rede pública de saúde. Esses exames são ofertados gratuitamente nas unidades de saúde e são essenciais para a detecção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

A medida amplia a capacidade de realização dos procedimentos em todas as regiões do Estado e contribuirá para agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes. "Quanto mais cedo um caso de câncer é diagnosticado, maiores as chances de cura. Por isso, o Estado está trabalhando para conscientizar a população sobre a importância de realizar os exames, além de garantir a retaguarda laboratorial para a análise das amostras", disse o secretário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os contratos têm validade de um ano, podendo ser renovados por outros quatro. Eles garantem a oferta de 700 mil exames por ano, o que representa um pagamento anual de aproximadamente R$ 5,3 milhões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Com a habilitação desses novos laboratórios, o Estado amplia para 52 o número de serviços que realizam a análise do exame. Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Arnaldo Zubioli, a grande novidade deste edital de chamamento foi a valorização do trabalho dos farmacêuticos bioquímicos do Paraná.

Publicidade


"Este edital permitiu que bioquímicos especializados em citologia pudessem candidatar seus laboratórios para realizar os exames pelo SUS. Isso é foi um grande avanço para a categoria", explicou Zubioli.


Maurício Turkiewicz é diretor-técnico do Labcell, um dos laboratórios recém-contratados para realizar os exames citopatológicos no Estado. Ele afirma que o serviço, localizado em Cascavel, teve que se preparar antecipadamente para atender esta nova demanda do SUS.

"Hoje somos em três colaboradores especializados em citopatologia. Temos a capacidade de realizar cerca de 4,5 mil exames por mês, sendo que um terço disso será destinado exclusivamente para o SUS", ressaltou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo