Um grupo interministerial começa a discutir nesta semana políticas públicas destinadas aos portadores de hanseníase. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio.
Segundo Lula, o governo federal está engajado e comprometido para diminuir a hanseníase no Brasil. "É um compromisso do Ministério da Saúde, assumido com as organizações que cuidam da hanseníase no Brasil". Ele lembrou que está provado há mais de 50 anos que a doença tem cura e afirmou que o governo precisa de "uma política sanitária forte" em todo o território nacional. "Nós já diminuímos bastante (os casos da doença) e vamos diminuir muito mais", completou.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada por bacilos. Não é hereditária e sua evolução depende do sistema imunológico da pessoa infectada. Os principas sintomas são: dormência nas extremidades das mãos e pés, manchas brancas e avermelhadas em qualquer parte do corpo, geralmente com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, e diminuição da força muscular.
Leia mais:
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Informações da ABr