Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Consumo de drogas

Heroína representa 'crise de saúde pública' nos Estados Unidos

Agência Estado
10 mar 2014 às 19:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, qualificou nesta segunda-feira o aumento das mortes relacionadas à heroína como "uma crise urgente e crescente de saúde pública" e defendeu que socorristas levem consigo uma droga que pode reverter os efeitos de uma overdose.

A mensagem em vídeo, publicada no site do Departamento de Justiça, reflete a preocupação do governo federal com o abuso de heroína e analgésicos. O número de mortes por overdose envolvendo heroína aumentou 45% entre 2006 e 2010, de acordo com o Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O apoio público de Holder a um antídoto que possa ser usado para resgatar usuários de drogas em overdose reflete a posição do escritório de controle, que também incentivou socorristas a ter a medicação a mão. Pelo menos 17 Estados e Washington D.C permitem que a naloxona - conhecida pela marca Narcan - seja distribuída ao público. Há propostas sendo avaliadas em alguns Estados para aumentar o acesso à droga.

Leia mais:

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos

Imagem de destaque
Letalidade de até 80%

Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco

Imagem de destaque
Entenda

Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais


Defensores da naloxona dizem que ela pode salvar muitas vidas se administrada dentro de uma determinada janela. Mas críticos temem que tornar o antídoto muito acessível pode incentivar o uso de drogas.

Holder disse que a aplicação da lei está combatendo o problema da overdose, inclusive ao cortar a cadeia de suprimento que fornece ilicitamente analgésicos para viciados em drogas. Mas afirmou que é preciso um trabalho maior para prevenir e tratar o vício em drogas. "Confrontar essa crise irá requerer uma combinação de execução da lei e tratamento. O Departamento de Justiça está comprometido com ambos", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo