Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 2011

Hospital atendeu 374 menores vítimas de violência no PR

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 mar 2012 às 17:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba fez, no ano passado, o atendimento de 374 crianças e adolescentes vítimas de violência e maus tratos: mais de um atendimento por dia. Por atender os casos, a entidade mantém, desde 2006, a campanha "Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças".

Por meio da iniciativa, o hospital fornece conteúdo para ajudar na identificação de possíveis maus tratos para que parceiros – escolas, instituições e empresas – possam imprimir cartilhas sobre o que fazer para enfrentar o problema. O manual, já distribuído a mais de 60 mil pessoas, auxilia profissionais da área da saúde – médicos, dentistas e enfermeiros –, professores e outros que têm contato frequente com crianças e adolescentes, a identificar e classificar os tipos de violência, orientando para a denúncia e lembrando que ela é anônima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Anualmente, o hospital contabiliza os números da violência, gerando índices sobre os tipos de violências mais cometidas e também sobre como são praticadas. Os resultados são divulgados no Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em 2010, dos 330 atendimentos, quase 68% foram de violência sexual (224 casos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta


Entre as estatísticas de agressão sexual registradas pelo Pequeno Príncipe, outro dado alarmante é a recorrência da violência. Em 34% dos casos, não foi a primeira vez que a agressão ocorreu. Destes, quase 30% eram crônicos. Vale lembrar que, além da violência sexual, que normalmente é a que mais choca, os maus tratos contra crianças e adolescentes são caracterizados por negligência, violência psicológica e física.

COMO DENUNCIAR – As denúncias anônimas podem ser feitas de diversas maneiras. O número do Disque Denúncia Nacional é o 100 e o do Disque Denúncia Estadual é o 181. A Prefeitura de Curitiba também atende pelo 156. Em Londrina, o número direto do Conselho Tutelar é o 125.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo